Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Quantas vezes não ouvimos este tipo de declarações? São vindas de pessoas que desconhecem a realidade dos factos e que por isso condenam logo à partida. Não sou nenhuma nutricionista nem especialista da área. Mas venho falar sobre a minha experiência e conhecimentos adquiridos.
Para quem faz actividade física, principalmente Treino de Força, é fulcral que implementem na sua alimentação este nutriente.
Tal como o nome indica, os suplementos proteícos são isso mesmo, suplementos, e por isso não substituem a alimentação diária. Eles servem apenas para reforçar a ingestão diária.
Porquê é necessário esse reforço?
Serve essencialmente para compensar o aumento do consumo que o nosso corpo faz de proteína durante o treino. Serve igualmente para estimular a produção muscular e regenerar os tecidos.
Mas quem toma proteína não são só aquelas pessoas que querem ficar "grandes"?
Existe uma ideia muito associada à prática de "Culturismo". Nós aqui não estamos a falar disso. Claro que atletas que competem nesta modalidade tomam muitas outras substâncias para além da proteína. Tira da tua cabeça que o facto de tomares correctamente suplementos proteícos que poderá levar a ficares com um corpo super musculado! As coisas não funcionam assim.
É perigoso tomar proteína?
De acordo com a Internacional Society of Sports Nutrition (ISSN), a ingestão das doses necessárias de proteína não são perigosas, especialmente em pessoas que realizam actividade física.
Os batidos de proteína devem ser tomados antes ou depois do treino?
A quantidade de proteína necessária para o dia-a-dia irá variar de acordo com a intensidade do treino de cada atleta, assim como com as suas necessidades nutricionais. Mas dando o meu exemplo, faço cardio-fitness e musculação 2 a 3x por semana, eu tomo 2x por dia, todos os dias. Em dias de treino, o ideal será tomar antes do treino e depois logo a seguir ao mesmo para uma melhor recuperação.
Existem as proteínas líquidas, e também em barras. Informa-te sobre estas opções.
Quais os alimentos onde também podemos ir buscar proteína?
São vários, inclusive até podes fazer tu batidos de proteína "caseiros". Estamos a falar dos ovos, carne, feijão,peixe, frango (contém mais proteína e menos gordura do que a carne vermelha), soja, amendoim e lacticínios (leite desnatado, queijo branco).
Reforço o que disse no início, alertando para que procures apoio com um Nutricionista Desportivo, de forma a fazeres uma suplementação correcta, sem dúvidas e sem medos!