Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Hoje damos início a um projecto muito especial aqui no Blog - #Empreender no Feminino. E a entrevistada de hoje é a Joana Farias, do blog Written by Joana. Foi ela quem renovou o meu blog, e hoje ela vem falar-vos um pouco acerca do seu projecto - "Queres renovar o teu blog?".

joana.png

 

  1. O que significa para ti a palava «Empreendedorismo»?

Resposta: Empreendedorismo, não é mais nem menos do que simplesmente ter a capacidade de resolver uma situação mais complicada, resolver um problema que surja. Ao mesmo tempo, uma pessoa que seja empreendedora vai ter sempre uma enorme força de vontade de fazer mais e de fazer melhor. Alguém empreendedor tende a ser responsável e alguém extremamente capaz. Pelo menos é assim que vejo as pessoas que têm esta característica como seres humanos.

 

  1. Qual é o teu projeto?

O meu projeto de vida é sobretudo ser feliz! O meu projeto ligado ao meu blog, aquele que muitos conhecem passa pela transformação da imagem de blogs, ou seja, dar um pouco de mim na área do design. “Queres renovar o teu blog?”. A grande diferença que provavelmente encontro no meu trabalho é que tento ir de encontro ao que as pessoas precisam sem que elas sejam forçadas a investir muito em algo que não sabem como poderá resultar ou o que poderá dali surgir. Algumas pessoas pedem-me coisas específicas, enviam-me pormenores que querem mesmo incluir. Outras passam-me as ideias e deixam-me inventar à vontade. Confesso que é sempre melhor inventar livremente. Por norma tende a ficar mais ao meu gosto pessoal, mas nunca foge daquilo que é a essência da pessoa com que trabalho. Quero tentar com o passar do tempo conseguir levar a minha avante e deixar que as características fortes que me guiam, possam passar a ser linhas oficiais dos blogs que crio, como por exemplo, só usar lettring nos cabeçalhos! Tenho mais alguns projetos que quero cumprir, quando tiver tempo…

 

  1. Como surgiu?

O projeto surgiu ao acaso, no final do ano de 2014. As pessoas começaram a aperceber-se que eu ia mudando o meu blog aos poucos e que ainda não estava totalmente satisfeita. Algumas bloggers gostaram e acabar por me contactar. Inicialmente fui mudando um ou outro para teste, para saber como resultaria, se gostavam, se não tinha jeito nenhum para isto e a verdade é que quando dei por mim tinha muitos pedidos a chegarem à caixa de mensagens e acabei por quase ser obrigada a criar este projeto de que tanto gosto!

 

  1. Quais os maiores desafios que encontraste desde o início?

Os desafios que me passaram pelas mãos foram muitos. O primeiro desafio foi tentar encontrar sempre nas pessoas o que elas queriam. O segundo desafio foi arranjar tempo para que nada falhasse, porque apesar deste projeto me ocupar muito tempo, não me esqueço do meu blog, do meu trabalho do dia-a-dia – da minha vida. O terceiro desafio é tentar ir moldando as tais linhas que quero seguir. O quarto e último é lidar com aquelas pessoas que nos querem mal e que não compreendem que quando não consigo fazer é mesmo porque não consigo ou aquelas que gostam de destilar maldade e desejar mal aos outros (sabem, aquelas que querem que a nossas coisas corram mal só porque sim!).

 

 

  1. Quais os objetivos a médio/longo prazo para o teu projeto?

Os objetivos que tenho para este projeto é sobretudo conseguir mantê-lo e ao mesmo tempo conciliá-lo com a minha vida e o meu trabalho, porque gosto de fazer ambas as coisas e não faria sentido desistir de uma delas. A longo prazo, deixar de ter pessoas que me desejem mal e conseguir moldar as tais linhas que quero que passem a ficar patentes no projeto.

 

  1. Qual a opinião dos teus familiares e amigos relativamente ao teu projecto? De que forma a opinião destes te influencia?

As pessoas que sabem que tenho este projeto encorajam-me sempre a continuar. Nunca ouvi ninguém dizer-me para desistir. O único conselho que recebo é tentar respirar fundo e saber desligar, porque tem de existir tempo para tudo e por vezes esqueço-me disso e enfio-me no trabalho durante demasiado tempo. Acabam por não me influenciar, mas sim aconselhar e isso é bem-vindo. Querem o meu bem apenas!

 

  1. De que forma o teu projecto modificou a tua vida?

Este projeto alterou a minha vida de diversas formas. Impulsionou o meu blog em certa parte, apesar de saber perfeitamente que quem me visita gosta de ler o que escrevo, gosta da minha escrita. O projeto está no blog e fê-lo crescer, fez com que em alturas de aperto tivesse um porto seguro e ajudou-me a não desistir de mim acima de tudo. Hoje em dia sou a “Joana”. Muitas pessoas sabem quem é a Joana pelo projeto. Pessoas que eu nem sabia. Isso é bom! Sabem que podem contar comigo, que desde que tenha tempo ajudo.

 

  1. Qual o papel que o teu blog/canal desempenha no desenvolvimento do teu projecto?

Se não fosse o meu blog não existia projeto. É tão simples quanto isto. As pessoas viram o meu trabalho no meu blog e começaram a contactar-me como já disse. Ainda podem vê-lo, ele irá estar sempre associado ao blog.  É uma forma de verem mais facilmente o projeto. Até porque não gosto de ter muitas redes sociais. Só as essenciais. É o projeto do blog e faz parte dele.

 

  1. Qual o conselho que dás a todas as mulheres que estiverem a ler este post?

O primeiro conselho é terem consciência de que não somos empreendedoras só porque nos apetece. As mulheres que são empreendedoras são porque são. São porque é da natureza da pessoa. Nem todos nós nascemos com isso e quanto a isso nada haverá a fazer. O que pode mudar é a nossa força de vontade. Se estiverem envolvidas num projeto recente/novo não desistam e não o deixem desaparecer. É das piores coisas que podem fazer para vocês e para os outros, caso estejam mais pessoas envolvidas. Não baixar os braços é o conselho.

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:11


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Tania Correia a 08.02.2016 às 21:30

Adorei ler a entrevista, eu já conhecia a Joana e o seu projecto, pois ela já renovou o meu blog duas vezes! Ela é uma pessoa fantástica, muito profissional e simplesmente amável. Temos as duas algo em comum... mergulhamos no nosso trabalho (que adoramos) e esquecemos nos do resto das nossas vidas! portanto é muito importante para nós parar e respirar fundo.


bjocas
Imagem de perfil

De O cantinho da Raki a 09.02.2016 às 14:49

Obrigada pelo teu comentário Tânia. O meu blog tb foi reformulado pela Joana e fiquei bastante satisfeita não só pelo resultado final como pelo seu profissionalismo, simpatia e empenho. Bjinhos*

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.





Arquivo da Raki

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D