Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



25
Out15

Terminei a Universidade, e agora?

by O cantinho da Raki

Todos os que já passaram pela Universidade já colocaram certamente esta questão:

 

"Terminei a Universidade, e agora?"

 

Está a fazer um ano desde que terminei a minha Tese de Mestrado. Um dos dias mais emblemáticos da minha vida, que guardo num recanto muito especial do meu coração.

 

Foi uma tese desenvolvida durante 2 anos, um dos quais bastante dificil em termos emocionais. Mas, apesar das dificuldades que a vida trouxe, eu posso hoje dizer que triunfei! E terminei o meu Mestrado como melhor aluna do ano. Razão de grande orgulho para mim e para toda a minha familia.

 

Mas e a seguir? Bom, a seguir vem um caminho tumultuoso, cheio de incertezas...agora sim começa a vida adulta! A procura pelo emprego que sempre sonhámos parece uma tarefa simples, mas não é.

 

Vivemos uma época em que o mercado de trabalho está a sofrer um reestruturação, e a faixa etária mais prejuducada foram sem dúvida os jovens como eu. Mas mesmo assim, são muitos os casos de sucesso! E ainda bem que assim o é!

 

No meu caso, o emprego dos meus sonhos tornou-se um desafio enorme. E foram várias as experiências laborais pelas quais passei neste último ano, umas boas outras nem tanto.

 

Mas a vida é feita de experiências, por isso tento aprender ao áximo com todas elas.

 

Nesse sentido, o que fazer quando terminamos os estudos e não nos conseguimos integrar no mercado de trabalho, da forma como planeámos?

Bom, para esta questão podem surgir várias respostas, mas o importante é perceber que existem várias hipóteses que devemos considerar:

 

1.Podemos continuar a responder aos anúncios de emprego;

2. Podemos procurar uma nova oportunidade num país estrangeiro;

3. Podemos ser empreendedores e criar o nosso próprio emprego;

4. Podemos aderir aos novos modelos de trabalho (ex: trabalhar em rede ou networking), criando o nosso próprio horário e forma de trabalhar (não estou a falar de esquemas pirâmide).

 

Existem diferentes modos de nos inserirmos no mercado laboral, e cabe a cada um de nós tomar essa iniciativa. Penso que todos nós devemos estar conscientes destas oportunidades e qual delas é a mais adequada para nós.

 

Eu estou numa fase de reflexão e de auto-conhecimento. Espero brevemente tomar a melhor decisão, aquela que irá de encontro aos meus objectivos de vida.

 

Obrigado a todos.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:33



raki
Raquel Gonçalves

O Cantinho da Raki é um blog para todas as mulheres. Neste espaço encontrarão um pouco do meu mundo - do mundo de uma mulher como vocês. Sugestões de moda, beleza, decoração, apostando em produtos de uma ótima relação preço/qualidade.

Redes Sociais


Raki's on facebook


@Cantinho_da_Raki no Instagram


Parcerias

Image and video hosting by TinyPic



Arquivo da Raki

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D